Práticas de apoio para alinhar o seu ciclo aos ciclos da Lua
Organizar a rotina pessoal, os estudos ou a rotina de trabalho diz muito mais sobre a disposição para concluir todas as tarefas, do que simplesmente uma lista de atividades. Com a correria da vida, quase sempre temos pressa e aos poucos perdemos referências básicas da influência da natureza como a Lua, por exemplo, que, de acordo com as fases, influencia do tempo de colheita às marés dos oceanos.
Os significados simbólicos mais associados à Lua são os ciclos e as fases, que são como um lembrete do fluxo natural da vida. A Lua também é vista como um símbolo de feminilidade, de maternidade e de energia nutritiva. Ter a Lua como guia torna mais prática a tarefa de planejar/planear atividades. Quer seja uma entusiasta lunar experiente ou esteja apenas interessada em conectar-se com os ciclos lunares, prepare-se para embarcar em um caminho autodescobertas que permitirão viver em pleno alinhamento. Mas, antes de embarcarmos nesta jornada celestial, vamos descobrir a sabedoria antiga da lua em cada fase.
Na Lua Nova, a Lua está inteiramente na sombra e a sua superfície está escura e praticamente invisível a olho nu. A Lua Crescente é a fase em que a lua começa a crescer – é a primeira fase visível. A Lua Cheia é o único momento em que ela aparece completa e brilhante no céu. A Lua Decrescente/ Minguante é a fase em que a Lua começa a encolher, apenas a metade dela fica iluminada – é a última fase visível antes de retornar à Lua nova. Todo o ciclo lunar dura aproximadamente 29,5 dias – período chamado de mês lunar.
Como organizar a rotina e praticar o autocuidado de acordo com as fases da lua
A Lua Nova é um momento para novos começos, para reuniões de planejamento/planeamento, para idealizar projetos…É a melhor Lua para definir novas intenções e metas para o futuro e alinhar-se com seus desejos. Esta Lua faz um convite para seguir novos caminhos e novas possibilidades. Aproveite uma noite tranquila com um banho, um cobertor e os seus pijamas favoritos. Reserve um tempo para registar/registrar os seus objetivos e intenções. Uma vela, um chá e varetas de sândalo podem ajudar a criar um clima de aconchego.
Prompt do diário: Que novos começos eu estou pronta para abraçar?
A Lua Crescente simboliza crescimento e expansão. Ela prepara o terreno para o que deseja alcançar no próximo ciclo lunar. É a melhor para dar os primeiros passos em direção aos objetivos estabelecidos na Lua nova – é a Lua perfeita para tomar decisões e para atividades que exigem concentração. Bom para focar na sua meta, graças a capacidade de concentração, que fica maior nesta fase. Concentre-se em construir e colocar luz no que desejar ver crescer nesta fase.
Pratique o seu autocuidado: concentre-se em nutrir a si mesma e aos seus sonhos. Comece um novo hábito que se alinhe com suas intenções, como preencher a mandala da lua, por exemplo. medite para obter clareza e estabeleça passos concretos para alcançá-las. Vai um banho de ânimo?
Prompt do diário: Que pequenos passos alcançáveis eu posso dar hoje em direção ao meu objetivo maior? Como eu posso apoiar-me neste processo de crescimento?
A Lua Cheia simboliza a culminação, a colheita e a celebração. Este é o momento ideal para ver os resultados das intenções definidas durante a Lua Nova. Bom momento para honrar o que se concretizou, para comemorar as conquistas, sentir a gratidão e envolver-se na autorreflexão. É uma Lua para honrar a si mesma, a sua jornada e agradecer pelas bênçãos em sua vida. Bom para anunciar um produto, lançar projectos/projetos, estreias, anunciar parcerias…O autocuidado desta Lua é participar de atividades que trazem alegria e realização. Passe bons momentos com as suas pessoas mais queridas, pratique a gratidão e desfrute de um tratamento especial ou de um ritual de autocuidado. Quem sabe um vapor botânico?
Prompt do diário: O que eu realizei neste ciclo? Pelo que eu estou grata? Como eu posso levar este sentimento de realização para o próximo ciclo?
A Lua Decrescente/Minguante simboliza um tempo de entrega, de descanso e de cura. É um período para relaxar, descansar e preparar-se para o novo ciclo que está por vir. É um bom momento para fazer aquela faxina física, mental, emocional, digital…Não é um bom momento para tomar decisões. Não agende reuniões importantes! O autocuidado desta Lua pede que para cuidar do seu sono e do seu descanso. Faça exercícios suaves, nutra o seu corpo com alimentos reconfortantes e reserve um tempo para ficar quieta, feche os olhos por alguns minutos e respire – momento perfeito para a usar o seu Gua Sha de Jade refrescante nos olhos.
Prompt de Diário: Como eu posso nutrir-me em preparação para um novo começo?
Explorar as fases da lua abre um mundo de conexão, de intenção e de autodescoberta, desde o início promissor da Lua Nova até a sabedoria reflexiva da Decrescente/Minguante. Cada fase oferece insights e oportunidades únicas de crescimento. Compreender os ciclos lunares pode ser uma jornada transformadora. Abrace o ritmo da Lua e otimize os seus planos de maneira orgânica respeitosa consigo.
Assim como a Lua possui quatro fases e leva aproximadamente trinta dias para completar um ciclo, o ciclo menstrual também segue esta lógica. Isto significa que podemos relacionar o nosso ciclo com as fases da lua. Percebeu a magia? Eu falarei sobre este tópico na segunda parte deste post.
Se está inspirada e quer explorar a sua conexão com o ciclo lunar e enriquecer sua prática de atenção plena, aqui está um bónus especial que é bom demais para deixar passar: a mandala da lua! Um convite para descobrir e refletir sobre os altos e baixos do seu ciclo. Uma poderosa aliada na sua jornada de autocuidado. Um superpoder: ao conhecer o ritmo do seu corpo será capaz de planejar/planear dias em harmonia com a energia dos seus ciclos. O que antes parecia confuso, agora é previsível e cheio de potencial. É uma jornada transformadora. Um lembrete da magia que existe dentro de si. Que a sua jornada seja tão mágica quanto os seus ciclos!
Descarregue aqui a sua mandala da lua!