Bem-estar, Rotina

Mini guia para viver em alinhamento com as fases da Lua (Parte 2)

mandala da lua parte 2

Já percebeu que em algumas semanas a sua pele está radiante, sente-se pronta para trabalhar naquele grande projecto/projeto, animada para sair com as amigas… E, em outras, a simples ideia de sair de casa exige um grande esforço? Bem-vinda às energias do seu ciclo, amiga! Você possui um calendário interno que serve de guia: a sua menstruação, que também pode ser chamada de lua interna ou de energia interna. Ao alinhar a sua agenda com o seu ciclo, você pode acompanhar os seus padrões, organizar a sua rotina e executar as tarefas do dia a dia de forma respeitosa consigo, porque está alinhada à sua natureza ao invés de ir contra ela.

Mas se chegou agora, antes de prosseguir, comece por aqui!

Explore o potencial do seu ciclo: da produtividade ao descanso

Assim como a Lua (externa) possui quatro fases e leva aproximadamente trinta dias para completar um ciclo, o ciclo menstrual ( a lua interna) também segue esta lógica.

A Fase Menstrual equivale à Lua Nova: biologicamente, é quando você sangra. Energeticamente, este é o momento perfeito para descanso e reflexão. A energia física está mais baixa, por isso é um momento perfeito para cuidar de si. Tome um banho mais demorado, faça movimentos leves e mais conscientes, diga não aos compromissos sociais e apenas aconchegue-se. Se está com a agenda super ocupada (como a maioria de nós), saber quando é a sua fase de sangramento pode ajudá-la a planejar/planear um dia de folga ou agendar poucas atividades para este momento do seu ciclo em que o seu corpo pede descanso. O autocuidado desta fase é olhar para dentro e fazer uma conexão mais profunda com a intuição. Descanse, reflita e estabeleça intenções para o novo ciclo.

A Fase Folicular equivale à Lua Crescente:  biologicamente, é quando os folículos produtores de óvulos nos ovários começam a amadurecer e o ovário se prepara para liberar um óvulo. Esta fase ocorre logo após o sangramento, quando o revestimento do útero começa a ser formado novamente para acolher uma possível gravidez. Energeticamente, esta fase carrega energia de alta vibração! A energia que estava para dentro começa a externalizar. Ocorrem os picos de produtividade e é o melhor momento para colocar os planos em ação. Aproveite este tempo para focar no seu objetivo ou no seu novo projecto/projeto. Esta é a fase perfeita para incluir atividades que exigem muita energia física, foco, concentração e planejamento na sua rotina.

A ovulação equivale à Lua Cheia: biologicamente, o corpo libera feromônios, pequenos mensageiros químicos que, literalmente, a torna mais atraente (hello, bestie! Hello, mundo!). Energeticamente, você está pronta para fazer apresentações, fazer ligações, sair com as amigas, apresentar as suas ideias, colaborar com outras pessoas, divulgar a sua marca, o seu projecto/projeto. O seu poder de atrair e magnetizar seus desejos e objetivos está maior nesta fase e você brilha tanto quanto a lua cheia! Foque em comunicar, colaborar, atrair, magnetizar, manifestar desejos e objetivos.

A Fase Lútea equivale à Lua Minguante/ Decrescente: biologicamente, o que resta do folículo ovariano/óvulo começa a produzir progesterona para tornar o revestimento uterino macio e acolhedor para um possível óvulo fertilizado. As emoções afloram – é o período que representa a TPM. Energeticamente, poderá estar impaciente ou intolerante. Também já não estará tão sociável,  mas isto é  ótimo porque assim consegue cuidar dos seus negócios e completar ou finalizar os projectos/projetos que foram iniciados  no início de todo este ciclo. Esta fase pede para direcionar a sua energia para dentro e é um bom momento para fazer uma faxina física, mental, emocional, digital…

Na prática funciona assim: se o seu ciclo iniciou na Lua Nova, por exemplo, você estará alinhada às energias da fase da Lua externa, pois a energia da Lua Nova e da menstruação pedem um olhar para dentro, para refletir e estabelecer intenções para o novo ciclo. Se, por outro lado, o seu ciclo iniciou na Lua Cheia, a sua  energia, que deveria estar direcionada para o recolhimento, tende a estar direcionada para fora nesta fase.

Nem sempre o seu ciclo estará alinhado às fases lunares e não há um melhor ou mais correto que outro, todos são manifestações da natureza feminina. Por isso, observar a sua lua interna, para perceber em que fase de energia está, é uma ferramenta poderosa para alinhar a sua organização pessoal com as fases da Lua externa.

Os saberes da natureza e o calendário lunar podem ser aplicados para qualquer pessoa aprofundar o seu autoconhecimento! Se está na menopausa ou retirou o seu útero ou se é uma mulher trans, por exemplo, preste atenção na fase da Lua externa para perceber em que fase a sua energia está. Observe os seus padrões emocionais e sinta quais são as necessidades do seu corpo.

No meio do malabarismo com vários papéis é fácil perder de vista a conexão com o corpo e com a natureza. E, por fazer parte desta comunidade, aqui está um bónus especial que é bom demais para deixar passar: a mandala da lua! Um convite para descobrir e refletir sobre os altos e baixos do seu ciclo. Uma poderosa aliada na sua jornada de autocuidado. Um superpoder: ao conhecer o ritmo do seu corpo será capaz de planejar/planear dias em harmonia com a energia dos seus ciclos. O que antes parecia confuso, agora é previsível e cheio de potencial. É uma jornada transformadora. Um lembrete da magia que existe dentro de si. Que a sua jornada seja tão mágica quanto os seus ciclos!

Descarregue grátis a sua mandala da lua!

FIQUE A PAR DAS NOVIDADES

Newsletter

Inscreva-se com 10% de desconto na sua primeira compra.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *