O banho e o ritual de renovação
A água é um elemento protetor por si só. Combinada com o reino vegetal, pode trabalhar o corpo, a mente e as emoções. O sal é importante em banhos de banheira, pois ajuda a regular a pressão. Além disso, o sal tem a missão de realizar limpeza. Segundo a sabedoria ancestral, banhos que usam sal devem ser jogados no corpo do pescoço para baixo, evitando o chakra coronário, localizado no topo da cabeça.
Um banho feito às pressas, sem desfrutar das sensações da água, será só mais um banho. A magia está na intenção. E, para intenção, é preciso manter a calma e a atenção no presente. Combinar atenção no presente na hora do banho pode trazer benefícios significativos, à medida que aprecia o presente e age intencionalmente. Este poderoso ritual pode ajudar a melhorar o foco, desenvolver resiliência e aumentar a paz interior. Quando estamos atentas, estamos completamente em sintonia com nossos sentidos à medida que percebemos o que surge a cada momento, cada pensamento e sentimento. É um convite para dentro! Se tudo isto parece chato, eu percebo perfeitamente! Ficamos tão acostumadas com nossa vida acelerada, multitarefa e sobrecarregada, que pode ser desconfortável simplificar a mente desta maneira. Mas eu prometo que este ritual tem um poder estranhamente viciante quando pega o jeito. Começará a perceber coisas que nunca havia notado antes. Entretanto, como tudo na vida, será preciso prática.
Aqui está um pequeno guia sobre como preparar um banho consciente:
- Crie o horário
Atenção plena é algo que precisa ser praticado de forma consistente para sentir mudanças duradouras e progressos impactantes. Crie um espaço intencionalmente em seu calendário, garantindo que está criando espaço suficiente para um tempo ininterrupto. Depois de reservar esse tempo, ele deverá ser tão “sagrado” e ter tanto valor quanto qualquer outra tarefa que você tenha em seu calendário. - Defina a sua intenção. No que deseja focar agora? As possibilidades são inúmeras: abrir o coração, ancorar, conectar-se a alguém ou alguma coisa, cura, gratidão.
- Configure o ambiente
Prepare seu espaço para paz e relaxamento ( crie uma playlist para ajudar nisto!). Acenderá algumas velas suaves? Chá e frutas? Como soa uma taça de vinho e petiscos? Ou optará por uma experiência de privação sensorial, eliminando completamente o som, o sabor e a luz? - Sintonize seus sentidos
Depois de preparar seu banho com nossas instruções, pode começar a relaxar e limpar sua mente. Atenção plena significa focar no momento presente
em vez de pensar no que deveria fazer ou no deveria ter feito. Importante: não é possível livrar-se de emoções ou pensamentos, mas sim reconhecê-los, como eles mudam, e deixá-los passar. Quanto mais praticar o desapego, melhor.
Exemplo de orientação sensorial
A técnica 4-7-8 pede que inspire pelo nariz contando até quatro, prenda a respiração contando até sete e expire completamente pela boca contando até oito.
Sinta o ar encher completamente os seus pulmões e ser transportado por todo o corpo, desde o topo da cabeça até às pontas dos pés. Sinta sua respiração derreter no
ar ao seu redor e sinta sua barriga subir e descer na água.
Sua mandíbula ainda está cerrada? Sua testa está relaxada? Os seus ombros estão soltos?
Que aromas e notas de aromaterapia pode captar em nossa fórmula de banho?
Sinta a água quente envolver seu corpo, não é incrível como a água assume o formato de seu recipiente? Preste atenção às ondas suaves da sua banheira a cada pequeno movimento que fizer. Pressione os dedos, cotovelos, panturrilhas e volte para a banheira – esta pode ser sua prática de ancoragem sempre que sua mente começar a se afastar. Se optou por uma playlist, o que você ouve? Onde está agora? Onde sente esses sons em seu corpo? Você consegue sentir a mudança de energia ao seu redor?
- Transição, de volta para a vida real
Quando termina seu banho consciente, a sua experiência não termina aí, tudo o que acabou de cultivar não desfará. Saia do banho lentamente, com cuidado e atenção.
Saboreie os últimos vestígios do aroma suave, deixe o ar quente permanecer em sua pele, aplique um pouco de creme para a pele para reter a umidade/ humidade. Observe os pensamentos e sentimentos e depois preste atenção às suas experiências. Alguma coisa parece diferente? Sente-se mais fundamentada e consciente ao realizar as atividades diárias? Está mais presente?
Eu entendo que encontrar tempo para um banho consciente pode não ser viável para todos – a correria da vida atrapalha! Mas a banheira não é o único lugar onde pode praticar a atenção plena. Usando a mesma fórmula, pode praticar a atenção plena e estar presente em todos os momentos da vida, ao cozinhar e comer uma refeição, ao passar tempo com seus entes queridos, ao dar um passeio. A atenção plena requer prática – quanto mais praticar, mais fácil tornará. Lembre-se de ser gentil consigo e de ouvir sua voz interior dizendo tudo o que precisa.